domingo, 21 de junho de 2020

GEOGRAFIA

Professora Patricia

Faça a leitura do texto e responda as questões a seguir: A Urbanização Mundial
Urbanização virou sinônimo de modernização econômica e os fatos históricos corroboram para tal analogia. Por exemplo, no começo do século XVIII somente 3% da população residia no meio urbano. As cidades mais populosas de que se tem conhecimento eram Paris e Londres, com pouco mais de 1 milhão de habitantes cada. Atualmente, metade da população reside no meio urbano, o que corresponde a aproximadamente 3,5 bilhões de pessoas.  Entretanto, é necessário cuidado na análise das estatísticas. Isso porque a urbanização tem um conceito formal diferente para cada nação. Ou seja, cada país, com sua normativa jurídica, estabelece o que pode ser considerado urbano ou não. Por exemplo, na Europa, só é considerado urbano um local cuja população seja superior a 5 mil habitantes. No Brasil, a sede do município (cidade) e seus distritos (vilas) são considerados urbanos, sem levar em consideração sua população ou as funções econômicas desempenhadas pela cidade ou vila. Nos países desenvolvidos, a urbanização é mais antiga (século XIX). Seu principal fator foi a I Revolução Industrial, que gerou um forte êxodo rural. Com a Segunda Guerra Mundial, começou a haver intensa migração por todas as partes do planeta, urbanizando alguns países em desenvolvimento, como foi o caso do Brasil. Na verdade, o que sempre motivou a urbanização foi a industrialização. Por vezes, esse processo é inverso. São dois processos simbióticos. Industrialização gera demanda de infraestrutura e mão de obra, o que gera migração e, consequentemente, urbanização. Atualmente, com a revolução da informação, essa simbiose está sendo desfeita. No desenho atual da urbanização, Europa Ocidental, América do Norte, América Latina e Oceania apresentam uma taxa de urbanização que varia entre 70 e 100%. A maior parte dos países da África e da Ásia apresentam baixos índices de urbanização. Portanto, a urbanização é desigual. Atente-se ao fato de que taxas de urbanização baixas não significam propriamente população urbana pequena. A China e a Índia são exemplos claros. A China é o país com maior número de pessoas residindo no meio urbano, porém somente 40% de sua população reside em cidades. Ou seja, paradoxalmente, é o país mais urbano do planeta e também o mais rural. Se no passado os países desenvolvidos urbanizaram-se mais rapidamente, agora o processo é inverso. Os países em desenvolvimento apresentam as maiores taxas de urbanização. A explicação desse fato é muito simples: nos países mais desenvolvidos, grande parte da população já vive em cidades.
Até o final do século XXI, o mundo será praticamente urbano
Até o final do século XXI, o mundo será praticamente urbano
Urbanização no mundo subdesenvolvido caracteriza-se, sobretudo, pelo caráter acelerado em que é realizada, fator relacionado à industrialização tardia dos países de economias em desenvolvimento.
Para entender a dinâmica da urbanização dos países, é preciso ter em mente que o aumento da população urbana está diretamente associado aos processos de industrialização, mecanização do espaço agrário e êxodo rural.
Até a primeira metade do século XX, a maioria da população urbana mundial encontrava-se nos países desenvolvidos, em decorrência do fato de suas economias serem altamente industrializadas. Os países mais pobres possuíam economias predominantemente agrárias, o que contribuía para a concentração de pessoas no campo. A partir da década de 1950, os países subdesenvolvidos assistiram ao processo de industrialização de suas economias, seja pelo crescimento das indústrias nacionais, seja pela instalação de empresas multinacionais estrangeiras. Tal processo, associado à rápida mecanização do campo e concentração de terras, proporcionou a ocorrência do êxodo rural (migração em massa da população do campo para a cidade). Essa urbanização, além de ter acontecido de forma extremamente rápida, foi realizada sem o devido controle das administrações governamentais, gerando verdadeiros booms demográficos em algumas cidades, sem planejamento, estrutura e muita desigualdade social. Com isso, os problemas urbanos se multiplicaram em face da incapacidade dos governos de fornecer infraestrutura básica para grandes aglomerados urbanos, aumentando o número de “favelas” e moradias precárias. Hoje em dia, do total de pessoas que moram em zonas urbanas, 80% são de países subdesenvolvidos. Além disso, do total de habitantes em cidades no mundo subdesenvolvido, a maior parte encontra-se na América Latina, cujos países registram 70% da população vivendo no meio urbano. Já na África e na Ásia, a média oscila entre 35% e 40%, números que devem se elevar rapidamente nos próximos anos e intensificar os problemas sociais nas cidades.  Observe a tabela abaixo:
Maiores centro urbanos em quantitativos populacionais. ¹
Maiores centro urbanos em quantitativos populacionais. ¹

Observando a tabela, percebemos que, em 1980, as cidades de países subdesenvolvidos já apresentavam um elevado grau de concentração urbana da população, entretanto, as duas maiores metrópoles ainda eram de países desenvolvidos: Tóquio e Nova York. A partir de 2000, essa realidade modificou-se, e as cidades de países subdesenvolvidos registraram crescimentos bem mais elevados, apesar da liderança ainda pertencer a Tóquio.
¹ Adaptado da Revista Época. Disponível em: revistaepoca.globo.com
A urbanização do mundo subdesenvolvido é marcada pelas desigualdades e a ausência de planejamento urbano
A urbanização do mundo subdesenvolvido é marcada pelas desigualdades e a ausência de planejamento urbano
Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
Exercícios:
  1. Defina Urbanização. Pesquise na internet ou dicionário.
  2. Explique como ocorreu a urbanização no mundo desenvolvido e subdesenvolvido e quais as consequências para a qualidade de vida das populações.
  3. Por que os países desenvolvidos tiveram uma urbanização mais antiga, antes dos países subdesenvolvidos?
  4. “A urbanização está ligada a industrialização e mecanização do campo que leva ao êxodo rural das populações”. Explique essa frase
  5. O fato das cidades dos países pobres estarem se urbanizando rapidamente traz vários problemas sociais, cite e comente esses problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pleo comentário, responderemos o mais breve possível!