Língua Portuguesa
Resumo: Verbos transitivos e intransitivos
Olá amigos do Boi conectado, estudiosos e estudiosas do 8ª ano, vimos na última postagem a TRANSITIVIDADE VERBAL, resumindo a história é assim:
Um verbo que não precisa que você complemente com mais alguma coisa chamamos de INTRASITIVO, agora se ele precisa de complemento ele é TRANSITIVO, caso depois do verbo haja uma preposição ele será TRANSITIVO INDIRETO, mas sem preposição ele é TRANSITIVO DIRETO, e ainda tem o caso mais complexo para complicar um pouquinho, que é quando ele é TRANSITIVO DIRETO E INDIRETO. Nesse último caso ocorre quando o complemento do verbo conseguimos usar uma preposição ou um pronome, no entanto, se você tirar esse pronome ou preposição a frase ainda vai permanecer com sentido. Aí vai um exemplo muito bom de VERBO TRANSITIVO DIRETO E INDIRETO:
Deram-me muita lição para fazer no Blog Boi Conectado!
Repare que o uso de ME, eventualmente se retirarmos da frase ainda fará sentido, contudo o uso dele além de especificar A QUEM faz com que o verbo “DERAM” seja BITRANSITIVO, isto é, VERBO TRANSITIVO DIRETO E INDIRETO.
Objeto direto e Objeto e indireto
Espero que tenha entendido tudo sobre TRANSITIVIDADE VERBAL, vamos agora falar de objeto direto (OD) e Objeto indireto (OI). Lembrando sempre de duas coisas super importantes,
1º leia sempre tudo que é postado no Blog com atenção, 2º deixe sempre suas dúvidas nos comentários, ok?
Vamos aos objetos finalmente:
O objeto direto (OD) é o termo que completa o sentido do verbo transitivo direto (VTD) e liga-se a ele sem preposição. Serve para indicar o ser ao qual a ação se direciona.
Exemplos:
O objeto indireto (OI) vem precedido por uma preposição (a, para) e, na terceira pessoa, corresponde aos pronomes átonos lhe e lhes. E qual é o seu conceito? O objeto direto (OI) é o termo que completa o sentido do verbo transitivo indireto (VTI) na oração e geralmente vem auxiliado por uma preposição conforme citado acima. Viu qual é a importância de saber identificar a transitividade do verbo?
Exemplos:
Obs.: note que nas frases de/ à / ao respectivamente, exercem função de preposição.
Ufa! Chegamos ao fim da parte teórica, peço a todos que por mais complicado que pareça se esforce para ler as explicações, eu sei que agora nesse exato momento você está pensando o quanto a explicação do professor na sala de aula ajuda a entender muito melhor, infelizmente esse período difícil exige de nós professores alcançá-los de uma outra forma e assim vocês consigam superar as dificuldades desenvolvendo AUTONOMIA.
Deixarei alguns exercícios, por favor, peço que sempre que possível vocês comentem para tirar as dúvidas, mas tomem cuidado com a maneira que vocês se expressam na caixa de comentários, e lembrem-se que estamos aqui sempre para auxiliá-los e que a nosso sucesso na jornada é coletivo – UBUNTU!
*Respondam no caderno e não esqueçam de colocar data da postagem junto com as respostas.
Exercícios
Leia atentamente a tirinha a seguir e responda as questões 1 e 2:
- Nessa tirinha com quatro quadros, vemos em cada quadro uma referência ao que estamos estudando. Escreva em seu caderno quais são as 4 referencias em cada um dos quadros, com relação aos itens referenciados expliquem com suas palavras cada um deles de acordo com o que você leu no blog.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- No último quadro está escrito a palavra INTRANSITIVO, qual é o sentido humorístico que ela causa ao final da tirinha e qual é o significado da palavra INTRANSITIVO dentro do contexto da tirinha?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Leia atentamente a tirinha a seguir e responda as questões 3 e 4:
- Na oração “Como posso evitar” o verbo evitar é:
- Verbo transitivo direto
- Verbo transitivo indireto
- Verbo transitivo direto e indireto
- Verbo intransitivo
- Verbo de ligação
- Em “como posso evitar preocupações”? O termo em destaque é um objeto direto (OD) ou Objeto indireto (OI)? Justifique sua resposta.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pleo comentário, responderemos o mais breve possível!