domingo, 12 de julho de 2020

GEOGRAFIA

Atividade de Geografia - 8º ano – Profa. Patricia – 13/07
Leia o poema com atenção para responder as questões:
O poema abaixo é de um poeta angolano que imigrou para o Brasil. Sr, Moisés Antônio. Retrata alguns dos sentimentos vividos por pessoas que se encontram longe de sua terra natal, seja por imigração, como refugiados de guerra.

Sou Imigrante

Sou Imigrante dalém
Lá do outro lado do oceano 
Forçado a abandonar o país
Sim o país de origem
Que há séculos venho lutando
Querendo viver
Batendo as portas numa descerradas
Sempre encerradas
Não tenho terra
Lá de onde eu venho 
Do qual vós chamais
Ou dizeis ser minha terra...
Eu era igual uma flecha
Querendo ir pra frente
Eu era cada vez mais puxada pra trás
Com mais força!
E de tanto me puxarem 
Fui lançada veementemente
Para atingir o alvo
E vim aqui parar!
Sou imigrante
Não tenho terra 
Não importa se aqui ou lá!
Quem dera que não houvesse fronteiras!
Quem dera não houvesse leis!
Leis essasque nos prendem. Separam
Hostilizam, injuriam e abalam
Oh, se não houvesse fronteiras
Divisões geográficas
E que todos os homens fossem só homens!
Sem distinção de cores, raças, nacionalidades!
Que culpa tenho eu em ser Preto ou branco?
Cristão ou muçulmano? Hindu ou Budista?
Judeu ou Samaritano?
Se talvez as raças negra ou branca, não existissem!
Na verdade não existem
                                                             ANTONIO, Moises. Sou Imigrante, agosto 2018

Exercícios:
1)Indique trechos do poema que retratam as dificuldades enfrentadas pelos imigrantes e refugiados relacionadas ao preconceito e à intolerância.
2) Qual é a importância da celebração do Dia Mundial do Refugiado? Essa data é comemorada no local em que você vive? Como?
3) Em sua opinião, imigrantes e refugiados enfrentam intolerância e preconceito no Brasil? Como é possível combater essa postura?
4) Procure o significado da palavra Xenofobia e explique aqui.
5) Agora se puder assita o vídeo abaixo para complementar seus estudos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pleo comentário, responderemos o mais breve possível!