quinta-feira, 6 de agosto de 2020

HISTÓRIA

06/07 – HISTÓRIA – 8º ANO
Olá pessoal! Para finalizar a Revolução Industrial, hoje veremos como era o cotidiano nas primeiras fábricas.
Leia o texto e responda os exercícios.
Bons estudos! Abraços prof.ª Larissa #fiqueemcasa
Adaptado do texto:
Carla Regina da Silva “Revolução Industrial: o cotidiano nas fábricas – História Enem” disponível em:

Revolução Industrial: o cotidiano nas fábricas – História Enem
A Revolução Industrial (meados do século XVIII) mudou completamente o modo de produção de mercadorias, a forma de organização a força de trabalho, a relação entre capital e trabalho, e marca na história o domínio do homem sobre novas formas de energia aplicadas à produção industrial.  
Inicialmente a máquina a vapor foi a tônica de fonte de energia para mover as máquinas. Depois o processo se intensificou com o domínio da eletricidade e dos motores a combustão interna movidos a derivados do petróleo, como a gasolina e o óleo diesel.revolução industrial destacada
A partir da intensificação dos processos fabris a Revolução Industrial contribuiu para a consolidação do que entendemos como o capitalismo moderno. Formaram-se ali de maneira clara dois novos grupos sociais: a burguesia industrial e o operariado.
burguesia industrial é a classe dos proprietários dos meios de produção, também denomindos capitalistas. Dos donos das matérias-primas, das fábricas, das máquinas, dos bancos, das terras e de outros bens. Ela se apropria dos lucros gerados pelo aumento da produtividade proporcionado pelas novas máquinas.
operariado ou proletariado é o trabalhador operário que surgiu com a Revolução Industrial e que em troca da sua força de trabalho recebe um salário para sobreviver.
As relações entre Capital e Trabalho no início da Revolução Industrial:
  1. O salário paga apenas uma parte do seu tempo de trabalho, o restante é apropriado pelo capitalista.
  2. Os operários eram submetidos a condições desumanas de trabalho. As fábricas geralmente eram quentes, úmidas, sujas e escuras. As jornadas de trabalho chegavam a 14 ou 16 horas diárias, com pequenas pausas para refeições precárias.
  3. Muitos trabalhadores adquiriram doenças respiratórias por causa do ar poluído que vinha das máquinas.
  4. Os movimentos repetitivos dos braços desgastavam as articulações do corpo e causavam intensas dores.
  5. Alguns operários sofriam graves acidentes de trabalho e ficavam incapacitados para o resto da vida.
  6. Os patrões incentivavam o trabalho infantil, pois as crianças recebiam salários mais baixos e eram mais obedientes (o trabalho de crianças a partir de seis anos era comum nas fábricas inglesas).
  7. Mulheres e crianças recebiam um terço do salário de um homem.
Mulheres e crianças trabalhando em uma fábrica de tecidos. Veja nesta Gravura de 1835. Fonte: BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História: sociedade & cidadania 8º. ano. ed. reformulada. São Paulo: FTD, 2012. p. 74.Revolução Industrial
Veja abaixo ilustração que mostra crianças trabalhando em mina de carvão no condado de Cheshire, Lancashire, Inglaterra, 1842. Fonte: EDITORA MODERNA. Projeto Araribá: História 8º. ano3. ed. São Paulo: Moderna, 2010. p. 85.
Revolução Industrial
Disciplina e castigos físicos
Os operários eram tratados com violência pelos chefes ou capatazes, sendo muitas vezes punidos com castigos físicos. A disciplina exigida nas fábricas era garantida pela vigilância de supervisores. Os patrões também instituíram prêmios para os operários mais disciplinados e multas para os descumpridores de horários e de outras normas.
Esta disciplina rígida foi possível através do uso dos relógios mecânicos. Os operários eram impedidos de entrar com relógios nas fábricas. Apenas o supervisor poderia avisar a hora de terminar o trabalho. Assim, o horário de entrada e de saída, o horário de almoço e o tempo gasto para realizar as tarefas produtivas eram controlados pelo relógio.

Exercícios:
  1. Explique o que é burguesia e proletariado
  2. Como eram as condições de trabalho nas fábricas?
  3. Sabemos que no século XIX a maior parte das doenças de trabalho eram causadas pelo ar poluído das fábricas e pelos movimentos repetitivos. Faça uma breve pesquisa sobre quais são as principais doenças causadas pelo trabalho nos dias atuais
  4. Em novembro de 2019, o atual presidente Jair Bolsonaro criou a MP 905 que fazia com que os acidentes ocorridos no trajeto até o trabalho ou de volta pra casa deixassem de ser considerados acidentes de trabalho e, portanto, os trabalhadores acidentados não tinham mais seus direitos trabalhistas garantidos. Faça uma breve reflexão sobre essa MP e os paralelos com as condições dos trabalhadores no início das fábricas.
  5. No início das fábricas era comum que crianças trabalhassem. Atualmente as crianças podem trabalhar? Explique
  6.  No início da Revolução Industrial as mulheres e crianças ganhavam um terço do salário dos homens. Faça uma breve pesquisa sobre como as mulheres estão hoje no mercado de trabalho e se ainda há diferenças salariais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pleo comentário, responderemos o mais breve possível!