domingo, 13 de setembro de 2020

GEOGRAFIA

 Atividade de Geografia – 8º anos - 14/09/20

Observe o mapa da cidade de  São Paulo, leia o texto a seguir e responda as questões a seguir:


CIDADE DE  SÃO PAULO E SEUS DISTRITOS

Lista de subprefeituras do município de São Paulo – Wikipédia, a  enciclopédia livre

Mapa da desigualdade: Vila Andrade é o distrito com maior percentual de favelas

Data: 22/12/2018 

Mapa da Desigualdade da cidade de São Paulo.foto_4_1Favela em São Paulo (Foto: Amanda Previdelli/G1)

Há poucas semanas, a Rede Nossa São Paulo divulgou  para quem não sabe, o referido Mapa é elaborado anualmente desde o ano de 2012 e traz dados de todos os 96 distritos da capital. São abordados 53 indicadores nas várias áreas da administração pública, utilizando fontes oficiais que tem como premissas a identificação de prioridades e necessidades da população. O blog fez uma análise em cima da apresentação e focou, obviamente, nos temas abordados aqui, como habitação, meio ambiente e transporte. Embora os dados apresentados estejam claros, é possível tirar algumas conclusões sobre os motivos que levaram a eles. Nesta primeira publicação, vamos focar apenas na habitação. Os dados se referem a porcentagem de domicílios em favelas sobre o total de domicílios da região. As fontes do indicador foram a Secretaria de Habitação (SEHAB), HABITAsampa e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os 10 primeiros distritos onde não há registros de favelas são Moema, Bela Vista, Cambuci, Brás, Sé, Santa Cecília, Consolação, Alto de Pinheiros, República e Perdizes. Além desses, há outros 14 distritos com um índice percentual de favelas variando de 0,00 a 0,99, totalizando 24 distritos com uma baixa taxa de favelização. Na outra ponta da lista, entretanto, estão Vila Andrade (49,15), Brasilândia (29,60), Sacomã (27,98), Vila Sônia (27,72), Capão Redondo (27,66), Campo Limpo (26,63), Jardim Ângela (25,83), Jardim São Luís (24,09), Pedreira (23,40) e Rio Pequeno (22,78).

Notem que a Vila Andrade é o distrito com maior índice de domicílios em favelas com 49,15%, ou seja, metade dos domicílios estão em favelas. O número representa, também, quase o dobro do segundo colocado, no caso o distrito da Brasilândia, na zona norte. Tais dados de Vila Andrade se referem a Paraisópolis, uma das maiores favelas do Brasil, que está localizada integralmente dentro do distrito de Vila Andrade, puxando o percentual para cima. Percebam que os distritos com inexistência ou baixíssima presença de favelas são aqueles mais centrais ou com um padrão financeiro elevado. Por outro lado, aqueles com esse tipo de moradia são os mais periféricos, o que reforça que os programas habitacionais ainda são deficientes ou que o poder público não está olhando para essas regiões como deveria. Vejam que a existência de favelas não é algo recente, pelo contrário. É algo datado no início do século passado. E como sabemos se trata de um problema social, já que tais moradias se constituíram a partir de situações econômicas, históricas e sociais adversas. Isso resultou no surgimento de casas sem planejamento oriundas de invasões e ocupações irregulares. Porém, antes que se julgue, as favelas não aparecem do nada por conta de preguiça, ignorância ou vadiagem de quem opta por elas. Como já foi dito, é um problema social que, infelizmente, continua sendo agravado pela falta de políticas públicas do governo. Falaremos disso em uma publicação futura. Historicamente muitos moradores com poder aquisitivo baixo eram “forçados e empurrados” para as regiões mais periféricas por conta do alto custo de se viver nas regiões mais centrais. Tais regiões, até o momento, mantêm esse status, além de contar com boa parte dos postos de empregos, resultando, assim, no conhecidíssimo deslocamento pendular de manhã e no fim da tarde. E a Vila Andrade não foge disso. Abaixo, segue um mapa que permite uma melhor visualização sobre a quantidade de favelas por distritos.

Fonte: https://plamurbblog.wordpress.com/2018/12/22/mapa-da-desigualdade-vila-andrade-e-o-distrito-com-maior-percentual-de-favelas/

 

 

 

 

MAPA DA DESIGUALDADE SOCIAL NA CIDADE DE SÃO PAULO

Mapa da desigualdade: Vila Andrade é o distrito com maior percentual de  favelas – Plamurb

Exercícios: 

  1. Observe o primeiro mapa dos distritos de São Paulo. Circule onde você mora de vermelho. Depois circule de lápis o Centro da cidade e bairros que você já visitou. Escreva aqui na resposta.

  2. Agora que você se localizou em São Paulo, vamos falar da desigualdade desta cidade. Observe o segundo mapa sobre a Desigualdade e número de favelas e cite quais regiões concentram o maior número de favelas da cidade. Cite o distrito que tem o maior número. 

  3. Agora cite quais as regiões e bairros concentram o menor número ou nenhum de favelas.

  4. Os empregos da cidade se concentram em sua maioria nas áreas centrais da cidade, mas a maioria da população mora na periferia. Qual é o maior problema disso?

  5. Agora responda a atividade do Trilhas de Aprendizagem volume 2, página 188 a 192.

Bons Estudos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pleo comentário, responderemos o mais breve possível!