07/10
CIÊNCIAS 8º ANO
PROFª Ana Carmen
Olá pessoal!
Essa semana falaremos sobre algo que afeta nossa vida cotidiana e interfere em questões mais amplas como agricultura, indústria e construção civil. Falaremos sobre previsão do tempo.
Realize as atividades e qualquer dúvida não hesitem em me questionar.
Bjinhos com carinha feliz ;-D
ATIVIDADES
Leia e responda com atenção os textos e as questões da Atividade 7 do livro Trilha de Aprendizagens vol. 2, páginas 163 e 164.
Escolha 3 cidades que você conheça ou que tem vontade de conhecer pelo mundo, pesquise sua temperatura para essa semana dos dias 04 a 10/10, e construa uma tabela como a sugerida a seguir:
CORREÇÕES ATIVIDADES
Trilha de Aprendizagens 2
PÁGINAS 140 a 162
PÁGINA
140
ATIVIDADE 1
1 Resposta pessoal do aluno.
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141
2 Resposta pessoal do aluno.
3 Resposta pessoal do aluno.
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142
4 Resposta pessoal do aluno.
PÁGINA
143
ATIVIDADE 2
1 Questão de abertura: resposta pessoal do aluno.
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144
1 Espera-se que o aluno traga na sua resposta que a luz emitida é branca, a maça absorve todas as cores e reflete o vermelho.
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145
2 Resposta pessoal do aluno.
3 Resposta pessoal do aluno, observando os argumentos dão sustentação à resposta dada pelo aluno
.
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147
ATIVIDADE 3
1 Resposta pessoal / Espera-se que o aluno consiga relacionar o texto à figura. De forma que traga em sua resposta algumas dessas possibilidades: “a garantia da vida”; ou “proteger a Terra da radiação ultravioleta do Sol”.
2 Resposta pessoal do aluno, considerando os argumentos dos estudantes sustentam a sua concordância ou não com a afirmação.
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148
3 As afirmativas corretas são: 1ª, 2ª, 5ª, 6ª, 7ª, 8ª e 9ª.
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150
4 Possíveis respostas - Planeta Terra: aumento da temperatura; desequilíbrio ecológico; extinção de algumas espécies de vida; mudanças nos ciclos das chuvas; e aumento da temperatura da água do mar. Seres Vivos: extinção de algumas espécies; desenvolvimento de câncer de pele; envelhecimento precoce; e danos à visão.
5 Resposta pessoal trazendo os elementos principais da atividade desenvolvida.
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152
ATIVIDADE 4
1 Resposta pessoal do aluno.
2 Resposta pessoal do aluno.
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153
3 Espera-se que o aluno localize no texto a explicação de como os morcegos conseguem se locomover: sentido da ecolocalização (ou biossonar ou orientação por ecos.)
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154
4 Espera-se que o aluno cite golfinhos, baleias e outros animais.
5 O aluno pode citar o sonar, navios e ultrassom.
6 Espera-se que aluno relacione ecolocalização com ondas sonoras.
7 Desenho representativo do aluno que indique a propagação de ondas.
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155
ATIVIDADE 5
1 Resposta pessoal do aluno.
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156
2 Resposta pessoal do aluno.
3 Resposta pessoal do aluno com o objetivo de levantar os conhecimentos dos alunos, trazendo uma referência à orelha e à propagação de ondas.
4 Por tratar-se de elaboração de uma hipótese, espera-se que os alunos tragam no registro conhecimentos de que as pessoas com surdez ou da comunidade surda precisam das vibrações frequentes.
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158
5 Na hipótese o professor pode verificar se o aluno compreende o movimento do som e da orelha.
6 Nessa imagem o aluno pode descrever que o cachorro ao latir emite ondas sonoras que chegam ao sistema auditivo do ser humano.
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159
ATIVIDADE 6
1 Resposta pessoal do aluno.
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161
1 Diante do texto o aluno pode afirmar que existe uma relação entre os hábitos e a doença.
2 o aluno pode citar: alimentação saudável e atividade física.
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162
3 Registro pessoal do aluno com o relato da ação realizada em casa e o registro do planejamento no próprio caderno.
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