quarta-feira, 7 de outubro de 2020

CIÊNCIAS

 07/10

CIÊNCIAS 8º ANO

PROFª Ana Carmen


Olá pessoal! 


Essa semana falaremos sobre algo que afeta nossa vida cotidiana e interfere em questões mais amplas como agricultura, indústria e construção civil. Falaremos sobre previsão do tempo.


Realize as atividades e qualquer dúvida não hesitem em me questionar.


Bjinhos com carinha feliz ;-D


ATIVIDADES


  1. Leia e responda com atenção os textos e as questões da Atividade 7 do livro Trilha de Aprendizagens vol. 2, páginas 163 e 164.


  1. Escolha 3 cidades que você conheça ou que tem vontade de conhecer pelo mundo, pesquise sua temperatura para essa semana dos dias 04 a 10/10, e construa uma tabela como a sugerida a seguir:


CIDADE

DIA

TEMP MÍN

TEMP MÁX

ESTAÇÃO DO ANO

(Exemplo) LONDRES

04

9º C

18º C

Outono
















 


CORREÇÕES ATIVIDADES

Trilha de Aprendizagens 2

PÁGINAS 140 a 162


PÁGINA

140

ATIVIDADE 1

1 Resposta pessoal do aluno.


PÁGINA

141

2 Resposta pessoal do aluno.

3 Resposta pessoal do aluno.


PÁGINA

142

4 Resposta pessoal do aluno.



PÁGINA

143

ATIVIDADE 2

1 Questão de abertura: resposta pessoal do aluno.


PÁGINA

144

1 Espera-se que o aluno traga na sua resposta que a luz emitida é branca, a maça absorve todas as cores e reflete o vermelho.


PÁGINA

145

2 Resposta pessoal do aluno.

3 Resposta pessoal do aluno, observando os argumentos dão sustentação à resposta dada pelo aluno

.

PÁGINA

147

ATIVIDADE 3

1 Resposta pessoal / Espera-se que o aluno consiga relacionar o texto à figura. De forma que traga em sua resposta algumas dessas possibilidades: “a garantia da vida”; ou “proteger a Terra da radiação ultravioleta do Sol”.

2 Resposta pessoal do aluno, considerando os argumentos dos estudantes sustentam a sua concordância ou não com a afirmação.


PÁGINA

148

3 As afirmativas corretas são: 1ª, 2ª, 5ª, 6ª, 7ª, 8ª e 9ª.


PÁGINA

150

4 Possíveis respostas - Planeta Terra: aumento da temperatura; desequilíbrio ecológico; extinção de algumas espécies de vida; mudanças nos ciclos das chuvas; e aumento da temperatura da água do mar. Seres Vivos: extinção de algumas espécies; desenvolvimento de câncer de pele; envelhecimento precoce; e danos à visão.

5 Resposta pessoal trazendo os elementos principais da atividade desenvolvida.


PÁGINA

152

ATIVIDADE 4

1 Resposta pessoal do aluno.

2 Resposta pessoal do aluno.


PÁGINA

153

3 Espera-se que o aluno localize no texto a explicação de como os morcegos conseguem se locomover: sentido da ecolocalização (ou biossonar ou orientação por ecos.)


PÁGINA

154

4 Espera-se que o aluno cite golfinhos, baleias e outros animais.

5 O aluno pode citar o sonar, navios e ultrassom.

6 Espera-se que aluno relacione ecolocalização com ondas sonoras.

7 Desenho representativo do aluno que indique a propagação de ondas.

PÁGINA

155

ATIVIDADE 5

1 Resposta pessoal do aluno.

PÁGINA

156

2 Resposta pessoal do aluno.

3 Resposta pessoal do aluno com o objetivo de levantar os conhecimentos dos alunos, trazendo uma referência à orelha e à propagação de ondas.

4 Por tratar-se de elaboração de uma hipótese, espera-se que os alunos tragam no registro conhecimentos de que as pessoas com surdez ou da comunidade surda precisam das vibrações frequentes.


PÁGINA

158

5 Na hipótese o professor pode verificar se o aluno compreende o movimento do som e da orelha.

6 Nessa imagem o aluno pode descrever que o cachorro ao latir emite ondas sonoras que chegam ao sistema auditivo do ser humano.


PÁGINA

159

ATIVIDADE 6

1 Resposta pessoal do aluno.


PÁGINA

161

1 Diante do texto o aluno pode afirmar que existe uma relação entre os hábitos e a doença.

2 o aluno pode citar: alimentação saudável e atividade física.


PÁGINA

162

3 Registro pessoal do aluno com o relato da ação realizada em casa e o registro do planejamento no próprio caderno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pleo comentário, responderemos o mais breve possível!