Atividade de Geografia 8º anos do dia 05/10
Pirâmide etária da população brasileira
A pirâmide etária da população brasileira indica o perfil demográfico do país, que atualmente é caracterizado como “adulto”.
A estrutura etária da população brasileira representa a média de idade que o país possui a partir da quantidade de pessoas jovens (até 19 anos), adultas (de 20 a 59 anos) e idosas (a partir de 60 anos de idade). Já a pirâmide etária nada mais é do que o gráfico utilizado para expressar os dados referentes a essa quantificação, de modo a permitir uma melhor análise dessa questão.
A pirâmide etária da população brasileira vem se transformando ao longo dos anos, o que indica uma mudança no perfil demográfico do nosso país relativa ao crescimento demográfico nacional. Anteriormente, quando as taxas de natalidade eram mais elevadas, tínhamos uma pirâmide com a sua base mais ampla e um topo mais estreito, o que significava que o país era predominantemente jovem. Nos dias atuais, observa-se que nos encontramos em uma fase de transição.
Pirâmide etária brasileira no ano de 1980 *
Pirâmide etária brasileira nos dias atuais *
Projeção da pirâmide etária brasileira para o ano de 2050, segundo o IBGE *
Uma pirâmide etária estrutura-se por agrupamentos em barras horizontais de grupos de idades separados por sexo. As partes mais inferiores da pirâmide representam os grupos mais jovens em termos de faixas de idade, ao passo em que as suas partes superiores representam a população idosa. Assim sendo, percebemos que em 1980 éramos classificado como um país jovem e que, atualmente, somos caracterizados como um país adulto, em fase de transição para nos tornarmos um país idoso no ano de 2050.
Essa mudança no perfil populacional brasileiro deve-se à redução da natalidade ao longo do tempo, o que se soma à igual redução das taxas de mortalidade. Para se ter uma ideia, em 1960, a taxa de fecundidade (número de filhos por mulher) no Brasil era de 6,21; já nos dias atuais, esse número despencou para 1,81. Por outro lado, a expectativa de vida no Brasil saltou de 54,6 para 73,6 nesse mesmo período.
Portanto, verifica-se que o Brasil está passando por um processo de envelhecimento populacional, ou seja, o aumento da média de idade de sua população. No entanto, a médio e longo prazo, isso poderá ser bastante problemático, pois isso contribuirá para uma redução proporcional da População Economicamente Ativa (PEA), que corresponde ao número de pessoas aptas a exercer algum trabalho. Ao mesmo tempo, os gastos sociais, sobretudo com o Previdência Social, elevar-se-ão, em um problema semelhante ao que é vivido atualmente em alguns países europeus.
Exercícios:
Assista aos vídeos sobre Pirâmide Etária a seguir:
https://www.youtube.com/watch?v=UPgR_LL0Fz0
https://www.youtube.com/watch?v=PoxndG1Yyd0
2) Os países desenvolvidos são países “idosos” com pirâmides etárias com essa classificação. Explique por que isso ocorre.
3) Países subdesenvolvidos são classificados como “jovens” ou ‘adultos” em suas pirâmides etárias. Explique por que isso ocorre.
4) O Brasil possui muita desigualdade regional, por isso será que todas regiões possuem pirâmides etárias consideradas “adultas” como a média do país? Explique essas diferenças.
5) Por que há uma tendência de envelhecimento da população brasileira como demonstrada nos gráficos até 2050? O que isso implica para a economia e sociedade em geral?
-----------------------------------------------------------------------------
Correção atividades Geografia 8º ano de 21/09
A urbanização ocorreu devido a modernização do campo que expulsou a população para as cidades, o chamado êxodo rural, ao mesmo tempo a industrialização e Revolução industrial ocorrida no final do século XIII na Europa também ocorre, atraindo a população para as cidades em busca de emprego. Já no Brasil esse fenômeno ocorreu só no século XX após o início da industrialização a partir de 1930.
O processo de urbanização, além de ocorrer de forma desigual, não só no Brasil mas em diversas partes do mundo, dá-se de forma desordenada, apontando então a falta de planejamento. Isso acarreta diversos problemas urbanos de ordem social e ambiental. São alguns deles: favelização, poluição, violência, questão de falta de saneamento básico, inundações etc.
Devido a grande industrialização principalmente na região sudeste que atraiu muitos migrantes em busca de emprego.
É a grande saída da população do campo em direção a cidade.
Correção das atividades de Geografia do 8º ano de 28/09
1 – V-F-V-F-V
2 – A
3 – F-V-V-V-F
4- O aumento populacional implica na necessidade de exigir maiores recursos da natureza como alimentos, espaço para moradias entre outros, além disso precisa ter um planejamento e saneamento básico para evitar a poluição das águas, com tratamento de esgoto e lixo. Por isso fazer um controle de natalidade muitas vezes é necessário diante da explosão populacional, já estamos chegando aos 8 bilhões de habitantes, será que isso é sustentável?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pleo comentário, responderemos o mais breve possível!