22/10 – LÍNGUA PORTUGUESA – 8º ANO
Dicas Culturais
Olá amigos do blog boi conectado hoje vamos falar de grandes livros que ganharam sua versão cinematográfica! Deixe aí nos comentários se você já leu ou viu o filme. Vamos lá:
O Auto da Compadecida
Ariano Suassuna.
Começando nossa lista, um dos maiores sucessos de bilheteria do cinema nacional, “O Auto da Compadecida” foi adaptado a partir da peça teatral de 1955 do escritor Ariano Suassuna. Com um elenco de peso, o filme contou com as atuações de Matheus Nachtergaele, Fernanda Montenegro e Selton Mello.
Misturando diversos elementos da cultura do sertão, o filme conta a história de Chicó e João Grilo e suas interações com outros personagens do pequeno vilarejo. A película foi dirigida por Guel Arraes e se tornou um dos filmes mais conhecidos do cinema nacional.
A menina que roubava livros
Markus Zusak.
A história é inteira narrada pela Morte, ela conta a história de Liesel, uma jovem que vive em plena a Alemanha nazista com sua mãe e irmão. Em uma viagem, seu irmão morre e Liesel é adotada por uma família pobre que precisa da pensão que o governo para paga para sobreviver. É nessa rua que Liesel conhece Rudy, um menino de lindos cabelos loiros que passa a ser seu melhor amigo e parceiro de "crime".
O Senhor dos Anéis (The Lord of the Rings)
Um dos maiores clássicos da literatura, a trilogia “O Senhor dos Anéis” foi adaptada pela primeira vez para o cinema em 2001. Combinados, “A Sociedade do Anel”, “As Duas Torres” e “O Retorno do Rei” receberam 30 indicações ao Oscar, vencendo em 17 categorias.
A obra de J.R.R Tolkien se passa em um mundo fantástico na Idade Média, onde o hobbit, Frodo Bolseiro recebe a missão de destruir um poderoso e maligno anel desejado por muitos. Entre elfos, humanos, anões e ogros, o jovem hobbit passará por provações ao longo da saga, desafiando seus instintos mais primários e suas amizades mais próximas.
O Retrato de Dorian Grey (The Picture of Dorian Grey)
Oscar Wilde
Oscar Wilde ficou conhecido no mundo por sua ácida visão da sociedade e seus comentários sarcásticos sobre temas filosóficos. O único romance do escritor apresenta temas como vaidade, hedonismo e moralidade. “O Retrato de Dorian Gray” sofreu censuras quando publicado por seu tom homoerótico e situações “imorais” pelas quais o personagem principal passa.
O livro teve dezenas de adaptações ao longo da história, sendo a mais recente estrelada pelo ator Ben Barnes em 2009. Nesta versão, é ressaltada a escuridão por trás da história de Dorian Gray, que vende sua alma para continuar belo por toda a vida. Em contraponto, o seu retrato recebe todas as marcas da idade e pecados cometidos pelo protagonista ao longo dos anos.
O Grande Gatsby (The Great Gatsby)
Scott Fitzgerald
Scott Fitzgerald fazia parte de um seleto grupo de artistas, pensadores e influenciadores culturais do começo do Século XX. Conhecido como “a geração perdida”, este grupo impactou a história da arte de diversas formas diferentes. No livro “O Grande Gatsby”, Fitzgerald apresenta a história de um misterioso magnata que compra uma mansão em Nova York, onde dá festas épicas. Seu intuito na realidade é reconquistar o grande amor de sua vida: a adorável Dasy.
A adaptação de Baz Luhrmann em 2013 não foi a primeira, mas com certeza foi a mais impactante de “O Grande Gatsby”. O filme faz questão de ressaltar a exuberância dos anos 20 através de trajes magníficos, efeitos especiais alucinantes e a sórdida embriaguez na época da proibição de bebidas alcoólicas nos Estados Unidos.
Guerra dos Mundos
Quando o romance de H.G. Wells foi publicado em 1898, o mundo ganhou um dos seus primeiros protótipos de um novo gênero narrativo: a ficção científica. A Guerra dos mundos descreve a invasão da Terra por marcianos com inteligência superior, incríveis máquinas e a intenção de conquistar a humanidade.
De lá para cá, a obra já foi adaptada para múltiplos meios, com diferentes “liberdades poéticas”. Na última semana, a rede de TV britânica BBC anunciou que pretende desenvolver a primeira adaptação para as telinhas, num formato semelhante ao utilizado em Sherlock, estrelada por Benedict Cumberbatch e Martin Freeman.
Mas aqui selecionamos a versão de 2005, um suspense de ficção científica, dirigido por Steven Spielberg, com roteiro de Josh Friedman e David Koepp baseado no romance A Guerra dos Mundos. É estrelado por Tom Cruise como Ray Ferrier, um estivador divorciado afastado de seus filhos (Dakota Fanning e Justin Chatwin) e vivem separados deles. Como sua ex-esposa deixa seus filhos para ele para cuidar durante alguns dias, o planeta é atacado por alienígenas que surgem do chão (vagamente baseado em marcianos de H. G. Wells) conduzindo Tripods e como os exércitos da Terra estão derrotados, Ray tenta proteger os seus filhos e fugir para Boston para se juntar a sua ex-esposa.
E aí pessoal? Gostaram das dicas, deixe aí nos comentário o que você indicaria para seu colegas e amigos! 😉
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pleo comentário, responderemos o mais breve possível!