26/10 – LÍNGUA PORTUGUESA – 8º ANO
Texto 1
Por que criança não pode trabalhar?
Criança não pode trabalhar por um motivo simples: porque ela está muito ocupada sendo criança. Ser criança é ter a liberdade de fazer uma porção de coisas: ir à escola, brincar, ler, praticar esportes, conviver com outras crianças. Ser criança é ser livre para inventar brincadeiras, fazer descobertas e, aos pouquinhos, aprender a ler o mundo.
Quando uma criança trabalha, não sobra tempo para brincar e estudar. As crianças que trabalham, em vez de papel e lápis, usam enxadas e pás. Em vez de conviver com outras crianças na sala de aula, elas passam o dia cercadas de adultos, suando a camisa em lavouras, em carvoarias, em lares de estranhos, em lixões e nas ruas.
O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) diz com todas as letras: abaixo dos 16 anos é proibido trabalhar. Mas estar escrito na lei não é suficiente. É preciso que os governos, as famílias e as empresas estejam atentos e prontos a ajudar as crianças que trabalham, tirando-as dessas atividades, garantindo que elas possam estudar e ajudando suas famílias a acolhê-las com dignidade e carinho.
Helio Mattar. Folhinha. In: Folha de S. Paulo, 02/03/2002.
Questões
1. Qual a ideia principal do texto 1?
2. Essa ideia principal é defendida com argumentos que tentam convencer o leitor. Cite um.
3. No trecho abaixo, substitua a expressão grifada por outra, mantendo o sentido do
texto.
“Em vez de conviver com outras crianças
na sala de aula, elas passam o dia
cercadas de adultos, suando a camisa em
lavouras, em carvoarias, em lares de
estranhos, em lixões e nas ruas.”
4. Qual o significado da expressão grifada em “Ser criança é ser livre para inventar
brincadeiras, fazer descobertas e, aos pouquinhos, aprender a ler o mundo”?
Texto 2
5. Explique a expressão facial do menino no texto 2.
6. Que ideia do texto 1 é reforçada pelo texto 2?
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