terça-feira, 6 de outubro de 2020

MATEMÁTICA

 Matemática - 06/10/20 – 8º ano 

Correção do dia 02-10-20

Uma panificadora produz 800 pães com 20kg de farinha de trigo. Para produzir 2400 pães, serão necessários quantos quilos de farinha?

800          20

2400       x

X=60 quilos de farinha

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Um relógio atrasa 5 minutos a cada dia. Em 30 dias, qual será o atraso desse relógio?

1dia         5 minutos

30dias        x

X=150 minutos = 2 horas e 30 minutos

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Em determinada região brasileira, a densidade demográfica é de 45 habitantes por quilômetro quadrado. Determine o número de habitantes dessa região, considerando que a área total é de 3400 quilômetros quadrados:  

1km²                 45

3400                   x

X=153000 habitantes

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Uma torneira fornece 48 litros de água por minuto e leva 90 minutos para encher determinado tanque. Duas torneiras iguais a essa levariam quantos minutos para encher o mesmo tanque?

1 torneira             90 min

2                            x

2/1       90/x

2x =90

X=45 minutos

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Qual é a velocidade de um automóvel que gasta duas horas em um percurso, sabendo que gastaria 6 horas nesse mesmo percurso se estivesse a 30 km/h?

X         2 horas

30km      6 horas

x/30       =   6/2

2x  =180

X  = 90 km/h


VAMOS DAR CONTINUIDADE AGORA AOS CONTEÚDOS ABORDADOS E OBSERVAR PADRÕES E FAZER RELAÇÕES ALGÉBRICAS. 

O pensamento algébrico está também associado ao reconhecimento de padrões de regularidades ao ser capaz de fazer generalizações.

Atividade 1

A imagem abaixo nos mostra os números triangulares:

  1. Faça o desenho das  próximas duas figuras.

  2. Escreva os sete primeiros elementos dessa sequencia.

c)Podemos usar a letra n para representar a posição da figura, ex: na figura 1, n=1 e o elemento é 1. Na figura 2, n=2 e o elemento é 3. Na figura 3, n=3 e o elemento é 6, assim por diante. Agora tente escrever uma expressão algébrica onde podemos encontrar qualquer elemento dessa sequencia.

Pensamento Computacional no Ensino da Matemática: planejamento de atividade  didática sobre os Números Figurados


Atividade 2

Atividade 3


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