quarta-feira, 4 de novembro de 2020

CIÊNCIAS

 04 de Novembro – 8º ano - CIÊNCIAS

Profª Ana Carmen


Olá pessoal! 

Seguimos o assunto sobre saúde, vamos aprender mais sobre o Sistema Reprodutor humano, veremos essa semana sobre métodos contraceptivos e problemas recorrentes de gravidez na adolescência. 

Realize as atividades e qualquer dúvida não hesitem em me questionar.

Bjinhos com carinha feliz ;-D


MÉTODOS CONTRACEPTIVOS

Os métodos contraceptivos são técnicas que previnem a gravidez indesejada. Eles podem ser de barreira, hormonais, comportamentais e definitivos.

- Os métodos comportamentais ou naturais baseiam-se em mudanças no comportamento sexual, como abstenção sexual no período fértil e relações em que o esperma não é colocado no interior da vagina. A tabelinha e o coito interrompido são exemplos de métodos comportamentais.

- Os métodos hormonais são medicamentos que contêm hormônios que atuam evitando a ovulação ou dificultando a passagem do espermatozoide através do espessamento do muco. Dentre os métodos hormonais, destacam-se os contraceptivos orais combinados e os contraceptivos orais constituídos apenas de progesterona.

- Os métodos de barreira impedem fisicamente que o espermatozoide encontre o óvulo, funcionando, portanto, como barreiras mecânicas. Como exemplos desse método, podemos citar a camisinha e o diafragma. Além disso, a camisinha, por exemplo, protege de doenças sexualmente transmissíveis (DST).

- Os dispositivos intrauterinos são estruturas colocadas no interior da cavidade do útero que atuam impedindo a chegada dos espermatozoides às tubas uterinas. Como exemplo, podemos citar o Sistema de Liberação Intrauterino de Levonorgestrel (SIU-LNG) e o Dispositivo Intrauterino de Cobre (DIU-Cu).

- Os métodos definitivos são aqueles em que são feitos processos cirúrgicos que promovem a esterilização, que pode ser do homem ou da mulher. São exemplos de métodos definitivos a laqueadura tubária e vasectomia.


EXERCÍCIOS


  1. Entre os métodos contraceptivos apresentados, qual seria o mais ideal pensando na saúde da mulher e do homem? Explique sua resposta.

  2. “A contracepção deve ser pensada e discutida por homens e mulheres”. O que você entende por essa afirmação e qual a importância dela?

  3. Quais os principais problemas causados por uma gravidez na adolescência para uma garota? E para o garoto? Pensando nessas consequências você consegue entender a importância de pensar, falar e usar métodos contraceptivos? Por quê? 



CORREÇÃO ATIVIDADES DE 28/10


  1. Crie e preencha uma tabela com as informações sobre o sistema genital masculino e feminino.


Sistema Genital Masculino

Funções

Sistema Genital Feminino

Funções

Pênis

 É através do pênis (uretra) que o sêmen é expelido. Além de servir de canal para ejaculação, é através deste órgão que a urina também é expelida.

Vagina

 O canal vaginal é responsável por receber o pênis durante a relação sexual e serve de canal de saída tanto para o fluxo menstrual quanto para o bebê no momento de parto normal.

Testículos

 Nos testículos ocorre a produção de espermatozoides.

Útero

 É revestido internamente por um tecido vascularizado rico em glândulas - o endométrio. 

O endométrio é a camada que reveste internamente o útero, essa camada fica mais espessa para receber o embrião. É o endométrio que permite o alojamento do embrião na parede do útero, esse processo de fixação do embrião na parede do útero chama-se nidação.

Epidídimos

 É a região em forma de “C” ou vírgula onde ocorre a maturação dos espermatozoides, além disso, este canal também armazena os espermatozoides e os conduz ao canal deferente através de movimentos peristálticos

Tubas Uterinas

 É o local onde acontece a fecundação! Seu tecido interno é formado por células ciliadas. Os batimentos dos cílios microscópicos e os movimentos peristálticos das tubas uterinas enviam o gameta feminino, o óvulo, até o útero. 

Glândulas Seminais

As vesículas seminais são duas glândulas que produzem um líquido viscoso alcalino (o líquido seminal), elas localizam-se abaixo da bexiga.

Ovários

 Os ovários possuem duas funções básicas: produção células reprodutivas e também produção de hormônios sexuais, como o estrógeno e a progesterona. São esses dois hormônios os responsáveis pelo funcionamento adequado do ciclo ovulatório, além de atuar no surgimento de caracteres sexuais secundários.

Próstata

 A principal função da próstata é armazenar e secretar um fluido claro (líquido prostático) levemente alcalino que constitui parte do fluido seminal, que, junto com os espermatozóides e o líquido seminal, constituem o sêmen.


 

Glândulas Bulbouretrais

 Responsável pela secreção do fluido pré-ejaculatório que integra em cerca de 5% o fluido seminal. Esse fluido viscoso facilita a relação sexual, devido ao caráter lubrificante que apresenta e se tem durante a espermatogênese.


 

Ductos Deferentes

  O canal deferente tem a função armazenar e de transportar os espermatozoides em direção à uretra no momento do ato sexual.



 

Uretra

 Canal condutor que, no aspecto da reprodução, possui a função de conduzir e expedir o esperma durante o processo de ejaculação. Também é responsável por expelir a urina.

 

 

  1. Quais são os hormônios masculinos e os femininos, e como atuam cada um no sistema reprodutor correspondente?

testosterona é o principal hormônio masculino. Ela determina o desenvolvimento dos órgãos genitais, a descida dos testículos para a bolsa escrotal e o aparecimento das características sexuais secundárias masculinas, como a distribuição de pelos pelo corpo, engrossamento da voz, desenvolvimento dos músculos e dos ossos, entre outras. Também é a testosterona que induz o amadurecimento dos órgãos genitais, além de promover o impulso sexual.

Os principais hormônios sexuais femininos são o estrógeno e a progesterona. O estrogênio é um hormônio feminino, produzido a partir da adolescência, no período em que começam a aparecer os primeiros sinais sexuais secundários no corpo da mulher. Esse hormônio age na anatomia, nas células e no comportamento feminino e sua produção é contínua até a menopausa. A função da progesterona é de tornar as células que revestem a parede do útero ativas, alterar e irrigar os vasos sanguíneos do endométrio e com isso preparar o útero para receber o embrião. 


  1. Explique o processo de como ocorre a fecundação.

É a união do óvulo (célula feminina) com o espermatozóide (célula masculina), a célula resultante dessa união chama-se zigoto ou ovo. 

Em condições normais, a fecundação acontece na tuba uterina.

  1. O que é a menstruação?

Menstruação é a descamação das paredes internas do útero quando não há fecundação. Essa descamação faz parte do ciclo reprodutivo da mulher e acontece todo mês. O corpo feminino se prepara para a gravidez, e quando esta não ocorre, o endométrio (membrana interna do útero) se desprende.

  1. Quais as definições dos seguintes termos:

Menarca: Menarca é o nome dado à primeira menstruação da mulher e é uma das últimas fases da puberdade. 

Menopausa: A menopausa é uma fase da vida da mulher em que ocorre a interrupção natural da menstruação, pois os hormônios femininos (estrogênio e progesterona) já não são mais produzidos pelos ovários.

Andropausa: A andropausa é a fase da vida masculina em que ocorre uma redução do hormônio testosterona na corrente sanguínea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pleo comentário, responderemos o mais breve possível!