segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Geografia

 Atividade de Geografia 8º anos – Profa. Patricia – 09/11

Faça a leitura dos textos, mapas e imagens, assista os vídeos também  para responder os exercícios e conhecer mais sobre esses povos:

Povos Pré- Colombianos : Astecas, Incas e Maias 

    Como observamos neste mapa abaixo a localização destes povos pré-colombianos analisados estão na América Latina, mais precisamente nos países onde atualmente é o México, residiam os Astecas. Os Maias localizavam-se onde é atualmente a Guatemala, Honduras e sul do México. E os Incas onde é atualmente o Peru, Bolívia, Chile e Equador. Os descendentes desses povos conservam muitos costumes, cultura, como arquitetura de piramides, cidades,  música, culinária, língua, roupas entre outros.

Espaço Geográfico: AMÉRICA

Antes da chegada dos europeus, desenvolveram-se no México, na América Central e na região dos Andes civilizações complexas, que nos deixaram importantes registros de seus conhecimentos astronômicos, matemáticos, agrícolas, além de obras arquitetônicas e artísticas de grande refinamento e beleza. No restante das Américas, como no território que hoje corresponde ao Brasil, existiam comunidades indígenas nômades ou seminômades, que viviam basicamente da caça, da pesca e do cultivo de algumas espécies agrícolas, e tinham um modo de vida muito integrado a natureza.Hoje se sabe que outras grandes civilizações se desenvolveram no continente americano muito antes da conquista europeia. 

Maias

A civilização maia organizou-se como uma federação de cidades-estado e atingiu seu apogeu no século IV. 

  • A sociedade maia contava em cada cidade-estado com uma autoridade máxima de caráter hereditário, dita halach-uinic ou "homem de verdade";

  • O halach-uinic designava os chfes de cada aldeia (bataboob), que desempenhavam funções civis, militares e religiosas;

  • A suprema autoridade militar (nacom) era eleita a cada três anos;

  • A nobreza maia incluía todos esses dignitários, além dos sacerdotes, guerreiros e comerciantes;

  • A classe sacerdotal era muito poderosa, pois detinha o saber relativo à devolução das estações e ao movimento dos astros, de importância fundamental para a vida econômica maia, baseada na agricultura;

  • Os artesãos e camponeses constituíam a classe inferior (ah chembal uinicoob) e, além de se dedicarem ao trabalho agrícola e à construção de obras públicas, pagavam impostos às autoridades civis e religiosas;

  • Na base da pirâmide social estava a classe escrava (pentacoob), integrada por prisioneiros de guerra ou infratores do direito comum, obrigados ao trabalho forçado até expirarem seus crimes.

Só podiam subir aos templos os sacerdotes, que formavam a classe mais culta. Os maias acreditavam descender de um totem e eram politeístas.

Os avançados conhecimentos que os maias possuíam sobre astronomia (eclipses solares e movimentos dos planetas) e matemática lhes permitiram criar um calendário cíclico de notável precisão.  A arte maia expressa-se, sobretudo, na arquitetura e na escultura.

O Império Asteca

Os astecas pagavam tributos à tribo tepaneca de Atzcapotzalco. Em 1440, a agressividade dessa tribo causou o surgimento de uma tríplice aliança entre as cidades de Tenochtitlán, Texcoco e Tlacopán, que derrotou os tepanecas e iniciou sua expansão territorial pela zona ocidental do vale do México. O Império ampliou seus limites ao máximo sob o reinado de Ahuízotl, que impôs sua soberania sobre Tehuantepec, Oaxaca e parte da Guatemala. Em 1519, sob o reinado de Montezuma II, houve o primeiro encontro com os conquistadores espanhóis

  • Havia o imperador, que também era o chefe do exército;

  • Abaixo dele a sociedade era hierarquizada: sacerdotes e chefes militares compunham a elite da sociedade, seguidos pelos comerciantes e artesãos;

  • Mais abaixo estava os camponeses e os trabalhadores urbanos;

  • Exceto a elite, todos os astecas pagavam tributos ao imperador e podiam ser convocados a qualquer momento para trabalhos públicos;

  • Os artesãos e comerciantes também exerciam um papel importante na sociedade;

  • Havia também uma pequena classe de escravos: inimigos capturados em batalhas e que não eram mortos, mas serviam à administração militar e também auxiliavam nas obras públicas;

A sociedade asteca era rigidamente dividida. O grupo social dos pipiltin (nobreza) era formada pela família real, sacerdotes, chefes de grupos guerreiros e chefes dos calpulli. Podiam participar também alguns plebeus (macehualtin) que tivessem realizado algum ato extraordinário.  

Incas

Os edifícios incas se caracterizam pela monumentalidade e sobriedade. Suas cidades eram verdadeiras fortalezas, construídas com grandes muralhas de pedra. Os incas eram mestres em cortar e unir grandes blocos de pedra; a cidade-fortaleza de Machu Picchu é o exemplo mais espetacular dessa arte. Machu- Picchu foi descoberta em 1911, no topo de uma montanha de 2.400 m de altura, numa região inacessível da cordilheira dos Andes. 

A organização social inca era muito hierarquizada. No topo estava o Inca (filho do Sol), que era o imperador; depois a alta aristocracia, à qual pertenciam os sacerdotes, burocratas e os curacas (cobradores de impostos, chefes locais, juízes e comandantes militares); camadas médias, artesãos e demais militares; e finalmente camponeses e escravos. Os camponeses eram recrutados para lutar no exército, realizar as tarefas da colheita ou trabalhar na construção das cidades, segundo a vontade do Inca. 

A terra era propriedade do Inca (imperador) e repartida entre seus súditos. As terras reservadas ao Inca e aos sacerdotes eram cultivadas pelos camponeses, que recebiam também terras suficientes para subsistir. A agricultura era a base da economia inca; a ela se dedicavam os habitantes plebeus das aldeias. Baseava-se no cultivo de um cereal, o milho, e um tubérculo, a batata.

O idioma quéchua serviu de instrumento unificador do império inca. Como não tinham escrita, a cultura era transmitida oralmente. Com um conjunto de nós e barbantes coloridos, chamados quipus, os incas desenvolveram um engenhoso sistema de contabilidade. Na matemática, utilizavam o sistema numérico decimal. Os artesãos eram peritos no trabalho com o ouro. Mesmo sem conhecer o torno, alcançaram um bom domínio da cerâmica. 

Exercícios:

  1. Os povos Incas, Maias e Astecas eram civilizações bem avançadas quando os europeus chegaram aqui na América no século XIV. Cite estes avanços.

  2. Escolha um destes 3 povos estudados e pesquise imagens de resquícios desses povos até os dias de hoje como construções, ou descendentes com roupas, ou culinárias que ainda são utilizadas. Descreva o que você descobriu.

  3. Assista aos vídeos a seguir para conhecer melhor esses povos pré-colombianos tão presentes na cultura dos países latino americanos atuais:

https://www.youtube.com/watch?v=zxHpXJ3ENro

Vídeo sobre povos pré-colombianos

https://www.youtube.com/watch?v=JC4u6yHwy5U

Vídeo sobre Machu Pichu

 

 

 

 

Cultura Inca e suas influências no Psytrance: Povos Incas

Povo descendente de Incas que conserva suas características.

 

História de Machu Picchu: como os incas construíram a cidade

Machu Pichu, cidade construída pelos Incas na Cordilheiras dos Andes e abandonada.

Civilização Asteca

Templo Asteca 

 

Maias - Introdução - Brasil Escola

Templo Maia – civilização que viveu na América Central no século XIV

 


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