quinta-feira, 26 de novembro de 2020

HISTÓRIA

 26/11 – HISTÓRIA – 8º ANO


Olá pessoal! Na aula passada estudamos o processo de independência do Brasil e hoje veremos como foi o governo do imperador dom Pedro I. Leio o texto, assista o vídeo e responda os exercícios 

Abraços profª Larissa #fiqueemcasaD. Pedro I: biografia, trajetória, casamentos, morte - Brasil Escola










Primeiro Reinado

Primeiro Reinado corresponde ao período de 7 de setembro de 1822 a 7 de abril de 1831, em que o Brasil foi governado por D. Pedro I, primeiro imperador do Brasil.

Esta época tem início com a declaração da Independência do Brasil e termina com a abdicação de Dom Pedro I a favor do seu filho e herdeiro.

O Primeiro Reinado é marcado por disputas entre a elite agrária e o imperador, além de conflitos regionais no Nordeste e na Cisplatina.

Principais acontecimentos

primeira constituição do Brasil foi elaborada em 1823, mas como ela limitava os poderes do imperador, D. Pedro I mandou fazer uma nova constituição, a qual foi outorgada em 1824. Nesta, o centralizador e autoritário imperador detinha os poderes legislativo, executivo e judiciário nas suas mãos.

Em 1824, declara guerra ao governo a Confederação do Equador, movimento formado por algumas províncias do Nordeste, que estavam descontentes com a instabilidade política do país. O objetivo era alcançar a autonomia, se separando do Brasil, mas as províncias fracassaram nessa tentativa.

Guerra da Cisplatina, em 1825, é outro acontecimento que marcou esse período e consolidou o desagrado ao imperador. Nesta guerra, o Uruguai se torna independente do Brasil.

Para além de ter sido vencido, aumenta a precariedade de grande parte da população brasileira decorrente da perda do território, dos gastos financeiros com o conflito, bem como do elevado número de mortos.

Economia do Primeiro Reinado: crise

O Brasil comercializava produtos cujo preço e exportação estavam a cair, tais como algodão, açúcar e tabaco.

A comercialização do café, por usa vez, começava a se expandir. Contudo, o desenvolvimento do “ouro preto” como era chamado, não foi suficiente para evitar a crise econômica dessa época.

Os gastos com os conflitos, especialmente com a Guerra da Cisplatina, são tão elevados que, em conjunto com outros fatores, tal como a dificuldade em cobrar os impostos, propiciam a crise financeira.

Fim do Primeiro Reinado : Abdicação de D. Pedro I

Todos os acontecimentos do período consolidaram o descontentamento da população com o governo do imperador. Para além dos acima citados, o receio de que o assassinato de um jornalista Líbero Badaró, crítico do governo, teria sido ordenado pelo império, trouxe ainda mais revolta ao povo.

O episódio conhecido como a Noite das Garrafadas, demonstra claramente o desafeto a D. Pedro I, que nessa ocasião teve garrafas e cacos de vidro lançada o sobre si, num ato de protesto.

Vencido pelos protestos em consequência da sua perda de popularidade, D. Pedro I abdica do trono em favor do seu herdeiro – D. Pedro II, que na altura não podia governar pois se tratava de uma criança com apenas 5 anos de idade. A solução era formar uma Regência até que D. Pedro II atingisse a maioridade. O período que intermeia o Primeiro e o Segundo Reinado – governo de D. Pedro II, é chamado Período Regencial.


Abdicação de Dom Pedro I

Quando seu pai faleceu, em 1826, Dom Pedro I foi nomeado Monarca de Portugal. Mas abdicou da coroa e no seu lugar ficou sua filha mais velha Maria da Glória (que seria a rainha dona Maria II), que tinha apenas 7 anos de idade.

No entanto, Miguel, o irmão mais velho de Dom Pedro I, reivindicou o trono de sua sobrinha.

Com diversos problemas para resolver na colônia e na metrópole, Dom Pedro I abdica do trono de Imperador do Brasil em 7 de abril de 1831.

Em seu lugar permaneceu seu filho mais novo, Pedro de Alcântara, que subiria ao trono como Dom Pedro II, que na época tinha 5 anos de idade.

Após deixar o cargo de Imperador do Brasil, ele retorna a Portugal com o título de Duque de Bragança. Seu objetivo era auxiliar sua filha com a tomada do trono.

O trono que fora usurpado por seu irmão, Dom Miguel, gerou uma guerra civil no país.

Essa guerra durou mais de 2 anos e apresentou uma luta entre defensores do liberalismo e, de outro lado, os que defendiam o absolutismo.

Pouco depois, Dom Pedro contraiu tuberculose, doença fatal na época. Por conta disso, morre no Palácio de Queluz com apenas 36 anos.

A bandeira imperial possuía as cores verde e amarelo pois verde representava a casa de Bragança, família de dom Pedro, e o amarelo representava a casa de Habsburgo, família da imperatriz Leopoldina, esposa de dom Pedro


Placeholder image








Vídeo explicativo sobre os conflitos amorosos de dom Pedro I

https://www.youtube.com/watch?v=w6W0jtCoTXk&ab_channel=Nerdologia


Exercícios 

  1. Em quais datas começa e termina o primeiro Reinado?

  2. O que você acha da decisão de dom Pedro de alterar a constituição para ter o poder executivo, legislativo e judiciário todo em suas mãos?

  3. O que foi a guerra da cisplatina?

  4. Quais foram os motivos para o povo estar descontente com o imperador?

  5. Observe a bandeira imperial e reflita um  pouco sobre a nossa própria bandeira. Será que fez sentido termos uma bandeira com as cores dos colonizadores?

  6. Desenhe como você gostaria que fosse nossa bandeira, com cores e símbolos que de fato representem o Brasil.


Correção dos exercícios de 12/11/2020

  1. Qual a data da independência do Brasil e qual a frase famosa dita por d. Pedro I na época?

R: 7 de setembro de 1822 com a frase Independência ou Morte!


  1. Qual foi a reação dos portugueses ao fato do rei d. João VI ter vindo para o Brasil e não voltado mais para la? O que o rei d. João VI fez para amenizar essa situação?

R: Os portugueses se sentiram abandonados e se revoltaram iniciando uma guerra. Para aplacar os ânimos, o rei deixa o comando do Brasil com seu filho D.Pedro e retorna para Portugal 


  1. O que foi o dia do fico?

R: Foi o dia que D.Pedro aceitou a apelo de centenas de brasileiro e optou por ficar no Brasil, descumprindo as ordens de seu pai

  1. Como estava a relação entre d.Pedro I e Portugal na época?

R: Estava desgastada pois Portugal vinha retirando cada vez mais poder de d. Pedro

  1. Qual noticia d. Pedro I recebeu enquanto voltava de São Paulo para o Rio de Janeiro? Qual foi sua reação?

R:A noticia de que ele havia sido rebaixado ao cargo de governador e assim não iria possuir nenhum poder

  1. Na sua opinião, a maioria dos brasileiros conhece e entende o feriado de 7 de setembro? O que poderia ser feito para as pessoas entenderem melhor essa data?

R: resposta pessoal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pleo comentário, responderemos o mais breve possível!