quarta-feira, 18 de novembro de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA

 19/11 – LÍNGUA PORTUGUESA – 8º ANO

Atividade


a) Qual o objetivo dos anúncios acima? 

b) Uma das estratégias dos anúncios publicitários é utilizar uma frase de efeito (conhecida como slogan).Trata-se de uma frase em destaque ou chamativa para atrair a atenção do leitor. Identifique essa frase em cada um dos anúncios.


c) Outro recurso muito utilizado em anúncios publicitários é o uso de imagens (texto não verbal) e textos escritos (texto verbal). No anúncio 1, a frase de efeito (ou slogan) dialoga com a imagem? Uma linguagem complementa a outra? Explique. 

d) Que efeitos de sentido esse diálogo provoca? 

e) No anúncio 2, o fato de a campanha incluir o Minotauro (lutador de MMA) provoca quais efeitos de sentido? Qual a relação entre imagem e texto? 

f) Que impacto os anúncios lidos produzem em nossa sociedade? Posicione-se a respeito. 

g) Em anúncios publicitários é comum o uso do sentido conotativo (figurado). É quando uma palavra ou expressão ganha novos sentidos num determinado contexto em que esses termos são empregados. Análise, agora, o slogan do anúncio 1: “A prevenção está em nossas mãos”. Qual seria o sentido literal, real, dessa frase 

h) Qual seria o seu sentido figurado da frase “A prevenção está em nossas mãos”? 

j) Analise a frase: “Fique atento, e juntos vamos lutar contra o Corona Vírus”, no anúncio 2. Qual é o sentido figurado da frase? 

k) Qual é o sentido real da frase “Fique atento, e juntos vamos lutar contra o Corona Vírus”? 

l) O que você aprendeu ao analisar os anúncios publicitários? 


Atividade extraída do caderno “Trilhas de Aprendizagens 8º ano, vol.2” 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pleo comentário, responderemos o mais breve possível!