19/11 – LÍNGUA PORTUGUESA – 8º ANO
Atividade
a) Qual o objetivo dos anúncios acima?
b) Uma das estratégias dos anúncios publicitários é utilizar uma frase de efeito (conhecida como slogan).Trata-se de uma frase em destaque ou chamativa para atrair a atenção do leitor. Identifique essa frase em cada um dos anúncios.
c) Outro recurso muito utilizado em anúncios publicitários é o uso de imagens (texto não verbal) e textos escritos (texto verbal). No anúncio 1, a frase de efeito (ou slogan) dialoga com a imagem? Uma linguagem complementa a outra? Explique.
d) Que efeitos de sentido esse diálogo provoca?
e) No anúncio 2, o fato de a campanha incluir o Minotauro (lutador de MMA) provoca quais efeitos de sentido? Qual a relação entre imagem e texto?
f) Que impacto os anúncios lidos produzem em nossa sociedade? Posicione-se a respeito.
g) Em anúncios publicitários é comum o uso do sentido conotativo (figurado). É quando uma palavra ou expressão ganha novos sentidos num determinado contexto em que esses termos são empregados. Análise, agora, o slogan do anúncio 1: “A prevenção está em nossas mãos”. Qual seria o sentido literal, real, dessa frase
h) Qual seria o seu sentido figurado da frase “A prevenção está em nossas mãos”?
j) Analise a frase: “Fique atento, e juntos vamos lutar contra o Corona Vírus”, no anúncio 2. Qual é o sentido figurado da frase?
k) Qual é o sentido real da frase “Fique atento, e juntos vamos lutar contra o Corona Vírus”?
l) O que você aprendeu ao analisar os anúncios publicitários?
Atividade extraída do caderno “Trilhas de Aprendizagens 8º ano, vol.2”
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pleo comentário, responderemos o mais breve possível!