EMEF M’ Boi Mirim I - 17/11 /2020
8º ano - Matemática
Professora Miriam Raquel
Vamos realizar as correções.
Respostas das atividades solicitadas na aula de 06-10-20.
Trilhas de Aprendizagem.
Atividade 9 (desafio)
Alternativa correta: F
Atividade 10
1-Alternativa correta: E
2-Reescrevendo corretamente:
(A) A quantidade correta de quem vai a pé ao trabalho é de 4 000 pessoas, ou seja 40% do total.
(B) O meio de transporte mais utilizado para ir ao trabalho é “a pé”, os entrevistados que vão para escola de bicicleta são 2000, que corresponde a 20%
(C) O total de entrevistados que vai ao trabalho de ônibus equivale a 2 500 pessoas num total de 10 000 entrevistados, o que corresponde a 25%
(D) A minoria dos entrevistados vai de carro, apenas 1500 pessoas, 15%
(E) Está correta.
***********************************************************
Atividade do caderno:
Como estamos interessados em saber a porcentagem dos candidatos que faltaram, primeiro vamos encontrar o número de faltosos. Assim, temos:
520 - 364 = 156
Agora, precisamos calcular quantos por cento representa esse valor. Para isso, vamos escrever a razão entre o número de faltosos e o número total de inscritos. Temos então:
Assim, 30% dos candidatos faltaram a prova.
AULA DE HOJE 17-11-20
Problema com mais de uma solução
Os problemas matemáticos são responsáveis pelas inúmeras dúvidas presentes entre os alunos. A grande questão é relacionar as informações fornecidas com os símbolos matemáticos, adequados para a solução dos problemas. O aluno precisa entender a situação, identificando a operação mais adequada para a resolução, e isso depende de uma leitura segura e de um processo interpretativo.
Para você, um problema pode ter mais do que uma resposta?
Você conhece algum problema que tem mais de uma solução possível?
E um problema que não possui solução?
Tente resolver as situações problemas abaixo:
*Um menino possui 3 carrinhos com 4 rodas em cada um. Qual a idade do menino?
*Eu e você temos juntos 6 reais. Quanto dinheiro eu tenho?
*Caio é um garoto de 6 anos e gosta muito de brincar com bolinhas de gude. Todos os dias acorda as 8 horas, toma o seu café e corre para a casa de seu amigo Júnior para brincar. Caio levou 2 dúzias de bolinhas coloridas para jogar. No final do jogo ele havia perdido um quarto de suas bolinhas e Júnior ficou muito contente, pois agora tinha o triplo de bolinhas de Caio. Quantas bolinhas Júnior tinha ao iniciar o jogo?
É sempre muito importante para resolver um problema reconhecer quais informações serão realmente necessárias para solucioná-lo e sempre voltar a ler a pergunta após os cálculos.
Agora abra o caderno Trilhas de aprendizagem na página 118 onde na atividade 11 nos mostra diferentes situações problemas que estimulam o raciocínio, resolva as atividades até a página 121 com bastante atenção.
Bom trabalho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pleo comentário, responderemos o mais breve possível!