segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Matemática

 EMEF M’ Boi Mirim I - 17/11 /2020

8º ano - Matemática

Professora Miriam Raquel

Vamos realizar as correções.

Respostas das atividades solicitadas na aula de 06-10-20.

Trilhas de Aprendizagem.

Atividade 9 (desafio)

Alternativa correta: F

Atividade 10

1-Alternativa correta: E

2-Reescrevendo corretamente:

(A) A quantidade correta de quem vai a pé ao trabalho é de 4 000 pessoas, ou seja 40% do total.

(B) O meio de transporte mais utilizado para ir ao trabalho é “a pé”, os entrevistados que vão para escola de bicicleta são 2000, que corresponde a 20%

(C) O total de entrevistados que vai ao trabalho de ônibus equivale a 2 500 pessoas num total de 10 000 entrevistados, o que corresponde a 25%

 (D) A minoria dos entrevistados vai de carro, apenas 1500 pessoas, 15%

(E) Está correta.

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Atividade do caderno:

Como estamos interessados em saber a porcentagem dos candidatos que faltaram, primeiro vamos encontrar o número de faltosos. Assim, temos:

520 - 364 = 156

Agora, precisamos calcular quantos por cento representa esse valor. Para isso, vamos escrever a razão entre o número de faltosos e o número total de inscritos. Temos então:

Assim, 30% dos candidatos faltaram a prova.




AULA DE HOJE 17-11-20


Problema com mais de uma solução

Os problemas matemáticos são responsáveis pelas inúmeras dúvidas presentes entre os alunos. A grande questão é relacionar as informações fornecidas com os símbolos matemáticos, adequados para a solução dos problemas. O aluno precisa entender a situação, identificando a operação mais adequada para a resolução, e isso depende de uma leitura segura e de um processo interpretativo.

Para você, um problema pode ter mais do que uma resposta?

Você conhece algum problema que tem mais de uma solução possível? 

E um problema que não possui solução?

Tente resolver as situações problemas abaixo:

*Um menino possui 3 carrinhos com 4 rodas em cada um. Qual a idade do menino?

*Eu e você temos juntos 6 reais. Quanto dinheiro eu tenho?

*Caio é um garoto de 6 anos e gosta muito de brincar com bolinhas de gude. Todos os dias acorda as 8 horas, toma o seu café e corre para a casa de seu amigo Júnior para brincar. Caio levou 2 dúzias de bolinhas coloridas para jogar. No final do jogo ele havia perdido um quarto de suas bolinhas e Júnior ficou muito contente, pois agora tinha o triplo de bolinhas de Caio. Quantas bolinhas Júnior tinha ao iniciar o jogo?



É sempre muito importante para resolver um problema reconhecer quais informações serão realmente necessárias para solucioná-lo e sempre voltar a ler a pergunta após os cálculos.

Agora abra o caderno Trilhas de aprendizagem na página 118 onde na atividade 11 nos mostra diferentes situações problemas que estimulam o raciocínio, resolva as atividades até a página 121 com bastante atenção. 



Bom trabalho!


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