terça-feira, 26 de maio de 2020

GEOGRAFIA

Leia o texto e analise as gravuras a seguir e depois responda os exercícios:

Dentre os principais problemas ambientais da atualidade, a destinação incorreta e a falta de tratamento do lixo merecem uma atenção especial. Afinal, além de ter o agravante que cada vez produzimos mais lixo, o Brasil está longe de ser “um exemplo a ser seguido”. Por isso vamos entender a diferença entre lixão e aterro sanitário.

Lixão: Local sem nenhum tipo de preparo para receber o lixo. Neles, o chorume (líquido poluente, de cor escura e odor nauseante, originado de processos biológicos, químicos e físicos da decomposição de resíduos orgânicos) pode penetrar o solo e comprometer a água dos lençóis freáticos. Além disso, devido a exposição dos resíduos e a falta de fiscalização, o local acaba atraindo ratos, urubus e moscas, colocando em risco a saúde dos catadores informais que vão em busca dos materiais recicláveis. Veja abaixo uma ilustração que resume bem os problemas dos lixões:

Aterro Sanitário: Diferentemente do lixão, o aterro sanitário é uma área previamente preparada para receber os resíduos. Nele, é feita a impermeabilização do solo com materiais inertes (como mantas de polietileno e/ou argila), impedindo a contaminação dos lençóis freáticos pelo chorume (que muitas vezes tem sistema que possibilita sua drenagem!). Além da preocupação com o chorume, também é feita a captação do metano, gás liberado no processo de decomposição do lixo e que pode ser utilizado para produzir energia. Muitos aterros têm até acompanhamento constante de diversos profissionais, como geólogos, que monitoram as possíveis falhas que possam trazer algum dano ao meio ambiente. Veja abaixo uma ilustração que resume bem um aterro sanitário:


Antes de encerrar o assunto, vale destacar que temos, p uma situação “intermediária”: o aterro controlado. Nele, o chorume não é tratado, mas levado até a superfície, minimizando a contaminação do solo e das águas. Geralmente, uma cobertura de argila ou saibro é feita diariamente, evitando que os resíduos fiquem expostos ao ar livre. Na verdade, os aterros controlados geralmente foram lixões que receberam algumas adaptações para que os danos ao meio ambiente fossem minimizados. Veja uma ilustração de um aterro controlado:

Especificadas cada uma das opções de destinação do lixo produzido pelas cidades, podemos resumi-las da seguinte maneira: na falta de tratamentos corretos, como a reciclagem e a compostagem, o aterro sanitário é, seguramente, a melhor opção. Em contrapartida, o lixão é aquele que traz os maiores e mais sérios problemas ambientais. Já o aterro controlado é uma situação intermediária, que visa minimizar os danos causados pela decomposição dos resíduos.

A partir daqui escreva em seu caderno

A partir da leitura responda as questões a seguir:

1) Como se caracterizam os lixões? Eles são boas formas de destinação do lixo da cidade? Quais os problemas ambientais podem causar no meio ambiente?
2) Qual a diferença do aterro sanitário para um lixão?
3) A partir da aula anterior e pesquisas aponte maneiras de diminuir a quantidade de lixo destinada aos aterros e lixões da cidade.
4) O que é chorume? O que ele pode causar no ambiente?
5) O que os lixões podem causar aos catadores de materiais recicláveis? O que você acha que poderia ser feito para incluir esses trabalhadores de forma digna nas políticas de coleta seletiva da cidade?
6) O lixo emite através de sua decomposição o gás metano, que produz energia. Aqui na cidade de São Paulo temos uma usina elétrica de gás metano no Aterro Sanitário Bandeirantes. Pesquise sobre essa usina e faça um resumo de sua pesquisa.
7) Pesquise quantos aterros sanitários temos na cidade de São Paulo, quantos são ativos (funcionam) e quantos estão inativos (não recebem mais resíduos, estão em manutenção), escreva o nome deles e onde se localizam na cidade.
8) Existem Lixões na cidade de São Paulo?
9) Pesquise um Lixão no Brasil e como é a vida dos catadores que trabalham nestes lixões.
A atividade 10 é uma sugestão:
10) Se possível, assistam os filmes e documentários abaixo, para complementar os estudos. Após assistir faça um pequeno texto ou desenho do que mais te chamou atenção.

- Reportagem sobre catadores do lixão da Estrutural – Profissão Reporter
Mostra o cotidiano dos catadores de materiais recicláveis.


- Catadores tratam 90% do lixo reciclável
Espalhados por ruas e avenidas, sob chuva ou sol, os catadores de material reciclável alimentam um injusto mercado, que movimenta mais de 12 bilhões de reais por ano no Brasil.


- “Lixo Extraordinário” Documentário
Do Jardim Gramacho, um dos maiores aterros sanitários do mundo - localizado na periferia de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro - para sofisticadas salas de exposição de arte e casas de leilão. A trajetória do lixo dispensado no aterro, matéria-prima para o trabalho do artista plástico Vik Muniz, é acompanhada no documentário Lixo Extraordinário. Ao longo de dois anos, Vik Muniz frequentou o aterro sanitário do Jardim Gramacho a fim de fotografar um grupo de catadores de materiais recicláveis para retratá-los com sua arte. No entanto, foi surpreendido pelas histórias de seus personagens e pela dignidade, desespero e sonhos revelados quando instigados a imaginar suas vidas fora daquele ambiente.


11) Agora vá até o caderno trilhas, leia o texto da página 123 e responda as questões a, b, c.

Bons Estudos!!!
Fiquem em casa!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pleo comentário, responderemos o mais breve possível!