quarta-feira, 27 de maio de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA

Vamos terminar as atividades?

Isto é, as atividades da semana passada eram extensas e, provavelmente, você ainda não as concluiu. Se já concluiu aproveite para revisá-las.

*As produções textuais, notícia e crônica, podem ser entregues assim que houver o retorno das aulas presenciais, ou pode ser encaminhada por e-mail também se o aluno tiver disponibilidade deste recurso: albertodma87@gmail.com

1. Artigo de opinião
- Objetivos e habilidades: interpretar informações, identificar marcas características do gênero, reconhecer mecanismos linguísticos estruturais que compõem o texto dissertativo argumentativo.
- Para fazer cadernos trilhas da aprendizagem: Exercícios referentes ao TEXTO 1, pág. 26 e TEXTO 2, pág. 28
- Para entregar:
1. Criação de uma notícia (exercício 2, pág. 32) juntamente com o quadro da pág. 34 item a cadernos trilhas da aprendizagem. Observação: não crie fatos que não existem, pegue um acontecimento que realmente aconteceu e escreva a notícia com base na realidade.
2. Pesquise três fake News sobre covid-19 e responda a seguintes perguntas
a) Essas notícias estão inteiramente de acordo com o que você aprendeu de como deve ser a realização da escrita de uma notícia?
b) Quais são os procedimentos e cuidados que devemos tomar para não sermos enganados por essas notícias?
- Para consultar:
Como escrever uma notícia: https://www.youtube.com/watch?v=_t29-2tV5Lw
Explicação sobre o gênero notícia: https://www.youtube.com/watch?v=Cw3VZUnCA4E

2. Vida social, pública e política: para que servem os estatutos?
- Objetivos e habilidades: Reconhecer estatutos bem como a criação de artigos e compreensão da sua dimensão social para o melhor convívio.
- Para fazer cadernos trilhas da aprendizagem: Atividade 3, pág. 42 exercícios 1,2,3 e 4
- Para entregar:
Pesquise 1 estatuto que você acha e importante e transcreva (pode ser no caderno mesmo) o artigo que você considera como sendo o principal. Sugestões: Eca (estatuto da criança e do adolescente) e Estatuto do Idoso
- Para consultar:

3. Crônicas / reconhecimento do gênero / Escrever uma crônica
- Objetivos e habilidades: interpretar textos literários, identificar marcas características do gênero, reconhecer mecanismos linguísticos estruturais que compõem uma crônica.
- Para fazer cadernos trilhas da aprendizagem: Texto 1 A cadeira do Dentista fazer os exercícios a, b, c e d. / Texto 2 fazer exercícios de 1 até 9 da pág. 52 até a pág.54.
- Para entregar:
Criação de uma crônica de acordo com a pág. 55, exercício 10 cadernos trilhas da aprendizagem:
Depois de ler a crônica de Machado de Assis, você vai parodiá-la, supondo os problemas que a população enfrenta diariamente nos meios de transporte nas grandes metrópoles.
Escolha um meio de transporte (ônibus, metrô, trem etc.) e escreva um texto que tenha a mesma forma de organização usada por Machado de Assis. Pense em coisa como “Das mochilas...”, “Dos
celulares tocando...”, “Dos fones de ouvido...”, “De como se segurar nas freadas quando se está em pé”, “Da forma como encostar no passageiro da frente quando estiver em pé”; “Das cochiladas”,
“Da ocupação do espaço perto da porta”, “De como se comportar quando ouvir a campainha do trem”, “Do respeito à faixa amarela na estação”...
Lembre-se, também, das notícias que você anotou no seu Diário de Bordo. Aproveite e inclua no seu texto regras de comportamento nos meios de transporte público para prevenção do Covid-19.
Compartilhe seu texto com seus colegas de turma, familiares e amigos. Assim, os leitores poderão pensar sobre a convivência com as demais pessoas nos transportes públicos, além de se informarem
sobre cuidados na prevenção do Covid-19.
- Para consultar:
Explicação do gênero crônica: https://www.youtube.com/watch?v=2XcMASxk4oM
Breve biografia de Machado de Assis: https://www.youtube.com/watch?v=-xY5VWFSKRg

ATÉ AMANHÃ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pleo comentário, responderemos o mais breve possível!