terça-feira, 26 de maio de 2020

MATEMÁTICA

Cálculo Mental

Algumas crianças, ao tentarem fazer uma conta de cabeça, sentem dificuldades de chegar ao resultado. Essa situação ocorre porque elas não foram estimuladas desde cedo ao cálculo mental, ferramenta necessária para aprender efetivamente a Matemática.
Por meio do cálculo mental, a criança constrói estratégias para encontrar a resposta de forma rápida e eficiente, sem o auxílio de uma calculadora. Além disso, compreende o sistema de numeração e aprende a realizar as quatro contas básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão), sem complicação, avançando para operações mais complexas.
Mais fácil com o dobro e a metade
Os primeiros cálculos realizados certamente envolveram estratégias relacionadas ao dobro e à metade. Isso pode ser explicado pela simetria do corpo humano, que nos permitiu realizar tarefas como agrupar ou separar elementos com ambas as mãos ao mesmo tempo. Os nossos povos indígenas usavam esse procedimento para resolver os problemas cotidianos, como o da agricultura, descrito pelos índios xavantes.


Já os egípcios usavam um engenhoso método para multiplicar dois números baseado na compensação de dobros e metades. Para multiplicar
16 por 13, eles compensavam o fato de multiplicar a metade de um pelo dobro do outro.


Resolva a atividade 2 do caderno Trilhas de Aprendizagens, página 62 e 63.

Encontre o valor desconhecido


https://novaescola.org.br/conteudo/171/contas-de-cabeca-sem-errar-calculo-mental

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