terça-feira, 23 de junho de 2020

CIÊNCIAS


PROFª Ana Carmen

Olá galerinha! 
Estou curiosa para ler as atividades que já realizaram. Essa semana trago algo mais específico sobre a história das vacinas. É importante que tenhamos esclarecidas qualquer dúvida sobre a relevância delas para nós e nossa saúde, principalmente em uma época aonde o movimento antivacinas crescem a cada ano.

Beijinhos com carinha feliz =D


ATIVIDADES

  1. Leia o texto a seguir e em seu caderno escreva um resumo com suas palavras.

Em 1796 Edward Jenner era um médico e cientista conceituado e estava trabalhando em uma tese: que quando uma pessoa é contaminada por uma doença, ela fica imune a ela o restante de sua vida. Por exemplo, se você pegasse varíola, você estaria protegido de pegar novamente essa doença no futuro. É dele o registro da primeira vacina.

Isso acontece porque seu corpo, quando exposto novamente ao vírus da varíola, reconhece a doença e a combate. A importância das vacinas é que elas ajudam o corpo a desenvolver a capacidade de lutar contra a doença sem deixar você muito doente. É como se elas enganassem o corpo, fazendo com que ele pense que tem a doença e reaja contra ela.

Veja abaixo as etapas desse processo, conhecido como "resposta imunológica".

1. Você toma a vacina (por gotas ou injeção). Ela contém formas fracas ou mortas do vírus ou da bactéria que causa a doença.

2. O nosso sistema imunológico identifica proteínas estranhas dos vírus e bactérias também conhecidas como antígenos.

3. Uma vez que os antígenos forem identificados, o sistema imunológico desenvolve proteínas contra os antígenos que circulam no sangue. Essas proteínas são chamadas de anticorpos. Eles lutam contra a infecção matando os vírus e as bactérias que causam as doenças.

4. O corpo armazena esses anticorpos de maneira que eles fiquem disponíveis para combater a doença se ele for exposto à mesma doença no futuro. Infelizmente, os anticorpos são específicos para cada doença, ou seja, os anticorpos de varíola não funcionam para outras doenças.

É importante observar que quando a doença real infecta uma pessoa, os vírus e as bactérias se multiplicam centenas e centenas de vezes até que a infecção aconteça. A vacina fornece antígenos (vírus mortos ou fracos) suficientes para o corpo, mais adiante, reconhecê-los como parte dos vírus e bactérias que causam a doença e completar o processo da resposta imunológica, protegendo assim o corpo da doença no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pleo comentário, responderemos o mais breve possível!