domingo, 9 de agosto de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA

10/08 – LÍNGUA PORTUGUESA – 8º ano
Continuação – Funções Sintáticas
      Olá amigos do boi conectado, vimos até agora no blog sujeito, predicado, verbos transitivos, objeto direto e objeto indireto, complemento nominal e adjunto adnominal, agente da passiva
Hoje iremos estudar o Adjunto Adverbial. 
  • Adjunto Adverbial  é o termo que altera o sentido do verbo, do adjetivo ou dos advérbios. São classificados de acordo com as circunstâncias assim como os advérbios:
  1.  Causa
Exemplo: Com calor, o poço secou
  1.  Companhia
Exemplo: Fui ao cinema com minha namorada.
  1. Concessão 
Apesar do estado precário do gramado, o jogo foi ótimo.
  1.  Dúvida
Exemplo: Talvez seja melhor irmos mais tarde.
  1.  Fim / Finalidade
Exemplo: Daniel estudou para o exame.
  1.  Instrumento
Exemplo: Rodrigo fez o corte com a faca.
  1.  Lugar
Exemplo: Estou em casa.
  1. Intensidade
Exemplo: O remédio é muito caro.
  1.  meio 
Exemplo: Fui de avião.
  1. modo 
Exemplo: Fiquem à vontade.
  1. Negação
Exemplo: Não aceitarei a proposta em hipótese alguma.
  1.  Tempo
Exemplo: Ontem à tarde encontrou um velho amigo.
  1. Afirmação 

Exemplo: Com certeza o Palmeiras não tem mundial. 

Agora, meus queridos, vamos ver se vocês compreenderam vamos fazer um exercício curto e quinta feira voltaremos com mais exercícios de fixação.

  1. Grife o adjunto adverbial das orações abaixo e os classifique :
a) Pedro trabalhava em Goiânia.
b) Nós temos parentes no Recife.
c) Ricardo não trabalha hoje.
d) O aluno está escrevendo bem.

2 comentários:

  1. Professor não estou entendendo a matéria, o senhor poderia fazer um vídeo explicando?

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, eu passo a parte teórica escrita no blog e depois posto os vídeos explicativos, mas os alunos tem interagido muito pouco. Posso fazer lives se mais alunos interagirem. Se quiser entre em contato comigo pelo whatsapp (11)976687737.

    ResponderExcluir

Obrigado pleo comentário, responderemos o mais breve possível!