segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Geografia

 Atividade de Geografia – 8º ano- Profa. Patricia – 09/12

Leia o texto com atenção para resolver os exercícios:

As reservas extrativistas e o legado de Chico Mendes

A ideia de Reserva Extrativista surgiu em 1985 durante o 1o. Encontro Nacional dos Seringueiros para assegurar a permanência dos seringueiros em suas regiões ameaçadas pelo desmatamento, pela especulação fundiária, e pela expansão pecuária. Surgiu a partir do exemplo das reservas indígenas: as terras são da União e o usufruto é das comunidades. Uma espécie de reforma agrária apropriada para os moradores da floresta. Decreto de 1990, definiu as Reservas Extrativistas como territórios destinados "à exploração autossustentável e conservação dos recursos naturais renováveis por população extrativista”. E justificou: “…Os planos de conservação ambiental para a Amazônia não levaram em conta, no passado, a existência de populações locais que habitam a floresta, retirando dela meios para viver, mediante técnicas não predatórias […] contribuição positiva (...) para a riqueza nacional [….]" A lei defende a forma tradicional de ocupação do espaço e de uso dos recursos naturais: a não divisão da terra em lotes individuais e o reconhecimento da colocação como unidade de produção familiar.

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável é definida como uma área natural que abriga populações tradicionais, cuja existência baseia-se em sistemas sustentáveis de exploração dos recursos naturais, desenvolvidos ao longo de gerações e adaptados às condições ecológicas locais e que desempenham um papel fundamental na proteção da natureza e na manutenção da diversidade biológica.

Em 2009 na Amazônia as Reservas Extrativistas e Reservas de Desenvolvimento Sustentável, federais e estaduais, totalizam 92 unidades, cobrem uma área de 24.925910 hectares, representando 4.8% da Amazônia Legal, 19% das UCs da Amazônia e 8% das florestas da região, beneficiando 1.500.000 pessoas. 

Reservas extrativistas e Reservas de Desenvolvimento Sustentáveis na Amazônia Brasileira em 2009

Quem foi Chico Mendes?  Francisco Alves Mendes Filho (1944-1988), foi um seringueiro, sindicalista e ativista político brasileiro. Incansável defensor da Amazônia e dos povos da floresta, atraiu a ira dos latifundiários e foi assassinado em 22 de dezembro de 1988. Nasceu em 15 de dezembro de 1944, em Xapuri, Acre. Era filho de cearenses que migraram para trabalhar na borracha. Como não havia escolas na região, aprendeu a ler aos 19 anos. Acompanhava o pai nos seringais.

Na década de 1970, entrou no sindicato dos trabalhadores de Basileia (AC), a fim de lutar contra o desmatamento que ameaçava o extrativismo. Foi eleito vereador pelo MDB. Acusado de subversivo, foi preso e torturado, mas não conseguiu denunciar seus agressores. Apesar de ameaças de morte, não recebeu qualquer tipo de proteção. Foi assassinado em 1988, nos fundos de sua casa. 

Chico Mendes utilizava a denúncia pública como forma de militância política. O 'empate' foi a maneira que criou para defender as árvores usando o próprio corpo. Em 1987, uma série de planos de ocupação é levada a cabo na Amazônia, financiada por bancos estrangeiros. Chico Mendes foi ao Banco Interamericano de Desenvolvimento(BID), em Miami, denunciar que esses projetos estavam trazendo sérias dificuldades para os povos da floresta e extrativistas. As ideias de Chico Mendes foram transformadas em realidade com a criação áreas de preservação específicas para os extrativistas. 

Exercícios:

1) Leia as frases a seguir de Chico Mendes e escreva o que você entendeu sobre a luta deste homem e o qual seu legado para o Brasil e para o mundo?

“No começo pensei que estivesse lutando para salvar seringueiras, depois pensei que estava lutando para salvar a Floresta Amazônica. Agora, percebo que estou lutando pela humanidade.” Chico Mendes  

“Os seringueiros, os índios, os ribeirinhos há mais de 100 anos ocupam a floresta. Nunca a ameaçaram. Quem a ameaça são os projetos agropecuários, os grandes madeireiros e as hidrelétricas com suas inundações criminosas.” Chico Mendes


“A nossa luta é pela defesa da seringueira, da castanheira; e essa luta nós vamos levar até o fim, porque não vamos permitir que as nossas florestas sejam destruídas.” Chico Mendes


2) 0 que são reservas extrativistas e qual a sua importância para as florestas e comunidades que vivem nelas?

3) Assista aos vídeos a seguir:

https://www.youtube.com/watch?v=5QWWUgJg8rM

Chico Mendes Assassinato

https://www.youtube.com/watch?v=dU8hKgNodXA

Reservas Extrativistas na Amazônia



 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pleo comentário, responderemos o mais breve possível!